TSGM


Sangramento no início da gravidez,o que significa?

12/07/2011 00:40
Sangramentos em gravidez costumam ser razão para alerta. Há diversas causas para esse acontecimento. Pode ser apenas a nidação, implantação do embrião. Neste caso seria algo natural, com uma quantidade mínima de sangue e que imediatamente cessa. Não é obrigatório acontecer com todas as gestantes e não é necessário fazer nada. Geralmente esse sangramento acontece logo antes do atraso menstrual ou na 1ª semana do atraso.

No entanto há razões que requerem atenção. Uma delas é a carência na produção do hormônio progesterona, ou até do hormônio estrogênio, ou um conjunto de ambos. Ambos hormônios são produzidos pelo ovário após a ovulação e são primordiais para a manutenção da gravidez. A ausência deles faz com que o endométrio se deteriore e venha a menstruação, o que acontece sempre que não ocorre gravidez naquele ciclo. No entanto, ocorrendo gravidez, esses hormônios continuam a aumentar. A deficiência deles pode causar sangramentos e descolamento de placenta podendo ou não culminar num aborto espontâneo.

O descolamento da placenta pode ter ainda outras causas não hormonais. Mas o certo é que em qualquer caso, é sempre indicação de repouso absoluto até que pare o sangramento. Além disso os médicos geralmente prescrevem o uso de reposição de progesterona, alguns também repõem o estradiol (mas com menor freqüência). É possível realizar uma dosagem desses hormônios em laboratório para ver se os níveis estão adequados, no entanto, os resultados podem levar, dependendo do laboratório, até 3 dias ou mais para ficarem prontos. Essa espera não é possível se de fato estiver ocorrendo insuficiência desses hormônios, então, neste caso, o médico já prescreve mesmo sem ter a confirmação do exame.

Uma terceira razão indesejada é a não evolução da gravidez. Infelizmente muitas gestações não progridem por diversos problemas, mas o mais comum são as anomalias com o embrião. É comum, não significa que se repetirá em outras gestações, a princípio costuma ser um caso isolado.

—————

Voltar