TSGM


terceiro trimestre

19/03/2013 00:00

 

Terceiro trimestre
22 semanas – Aos cinco meses e meio, a criança não-nascida está coberta com um cabelo fino e felpudo chamado lanugo. A sua face tenra está protegida por uma substância tipo cera chamada vernix. Um pouco desta substância pode ainda estar na pele da criança à nascença e será logo rapidamente absorvida. A criança pratica a respiração pela inalação do líquido amniótico para os pulmões em desenvolvimento.

28 semanas – Por vários meses, odes32 cordão umbilical tem sido a linha de vida que liga o bébé à mãe. A alimentação é transferida do sangue da mãe, através da placenta, para dentro do cordão umbilical para o feto. Se a mãe ingere quaisquer substâncias tóxicas, tais como drogas ou álcool, o bébé recebe-as também.

30 33 Semanas – O bébé dorme 90-95% do dia e, às vezes, passa pelo sono REM (Rapid Eye Movement = Movimento Rápido do Olho).

38 semanas – O bébé, tem agora aproximadamente 3000-3400 g ( gramas) está preparado para a vida fora da barriga da sua mãe. No nascimento, a placenta vai desprender-se do útero e o cordão umbilical deixará de funcionar assim que a criança respire o ar pela primeira vez. A respiração da criança desencadeará mudanças na estrutura do coração e nas artérias circulatórias, o que forçará todo o sangue a viajar, agora, pelos pulmões.
 

—————

Voltar